Com as tarefas intermináveis da vida adulta, talvez tudo o que você precise no fim do dia é de uma boa taça de vinho como “recompensa”. Ou talvez você sinta, ainda, que deve finalizar os dias bons com “chave de ouro”, bebendo seu coquetel favorito. Seja como for, é inegável que, para muitas pessoas, o consumo diário de álcool é utilizado como uma válvula de escape.
+ 6 benefícios da cerveja sem álcool
+ 7 formas de reduzir seu consumo de álcool com responsabilidade
São conhecidos os malefícios dessa prática na saúde física e mental. Mas e quando você bebe só um pouco, todos os dias? Apesar de isso não configurar consumo excessivo, certamente trata-se de consumo regular. E será que é fácil avaliar seu próprio consumo regular de álcool e reconhecer os riscos? Entenda com informações da “POPSUGAR”.
Consumir bebidas alcoólicas diariamente faz mal?
“Não há frequência de consumo de álcool sem risco”, declara Christopher Johnston, especialista em medicina de dependência. “Não importa o tipo de álcool. O risco aumenta à medida que a quantidade [da substância] aumenta. Se você bebe com mais frequência, o risco de consequências negativas aumenta, embora haja algum risco mesmo que você beba esporadicamente.”
Dessa forma, é possível concluir que beber diariamente é, com certeza, prejudicial à saúde. De acordo Christopher, a prática pode ocasionar problemas como:
- Pressão alta;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Danos no fígado e nos nervos;
- Problemas estomacais;
- Problemas de memória;
- Disfunção sexual;
- Alcoolismo.
Além disso, beber diariamente pode aumentar sua tolerância ao álcool, o que acarretará no aumento progressivo de suas doses diárias — especialmente se você beber por apreciar a dormência e o relaxamento causados pela substância. Portanto, é provável que, mesmo que seu consumo regular ainda não seja excessivo, ele se tornará excessivo no futuro.
Avaliando o consumo diário de álcool
Como mencionado previamente, o consumo diário de álcool pode levar ao alcoolismo — capacidade prejudicada de parar ou controlar o uso da substância. De acordo com Christopher, sintomas comuns do transtorno são:
- Perturbação dos padrões de sono;
- Continuar a beber apesar das consequências adversas;
- Atrasar-se para o trabalho, faculdade ou outras obrigações depois de beber muito;
- Ter pessoas importantes em sua vida comentando sobre seus hábitos alcoólicos.
Nesse sentido, mesmo que você beba todos os dias e não tenha desenvolvido alcoolismo, a prática pode aumentar seu risco de desenvolver o transtorno e outras condições relacionadas.
Por isso, se você bebe todos os dias, pode ser uma boa ideia reavaliar seus hábitos, levando em consideração os riscos à saúde e refletindo: o álcool se tornou uma válvula de escape para você? Se sim, talvez seja hora de procurar ajuda médica.